Páginas

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Latex: Um sistema de preparação de documentos

Olá Pessoal,

Gostaria de falar um pouco de Latex, atendendo a pedidos de alguns de meus alunos. Latex é uma ferramenta extraordinária para a preparação de documentos. Uso esta ferramenta desde 2001, quando fui aluno de Iniciação Científica no curso de Matemática da UEPB e no curso de Ciência da Computação, além disso minhas monografias e dissertações foram feitas com tal sistema.

Diferentemente dos ambientes semelhantes ao MS Word, facilita a vida de quem precisa trabalhar com documentos relativamente grandes e com muitas alterações. A preparação de uma monografia é um trabalho de muitas alterações e ajustes, e geralmente você está preocupado com o texto e não com o layout final. O Latex faz muito bem a separação entre conteúdo e layout, além de facilitar inúmeras atividades na confecção de um trabalho (sumários, listas de tabelas, lista de figuras, bibliografias, indice remissivo).

Coloquei em minha página no Google Sites (https://sites.google.com/site/tacianosilva/tutoriais-1/latex) alguns links e tutorias sobre esta ferramenta. Pretendo detalhar melhor em um tutorial as minhas experiência com Latex. Uma idéia interessante é combinar o Latex com uma ferramenta de controle de versão. Para maiores informações acesse:
Abraços e bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário